Apesar das vantagens do Private Label existem algumas desvantagens relacionadas a esse modelo e se você tem interesse em aplicar esse formato para sua marca precisa conhecer alguns riscos envolvidos.
- O primeiro deles está relacionado à marca em si. Exemplo, se a marca contratar uma empresa que fabrica vestuário de má-qualidade ou oferece um tecido e entrega outro inferior ao oferecido (o famoso gato por lebre) poderá perder dinheiro e ter sua marca desvalorizada.
- Outra desvantagem está no fato de que muitas fabricantes pedem valores altos para a produção. Assim, se o produto não vender, a marca pode ter prejuízos financeiros.
- Um terceiro ponto a ser mencionado tem relação com a logística. Marcas que contratam fabricantes que não cumprem prazos devem saber do risco das produções não chegarem no prazo.
- Um dos maiores problemas que uma marca enfrenta com o fabricante é a falta de uma relação contratual (CONTRATO) assinado com claúsulas pré estabelecidas como tecido, valores, quantidades, prazos, etc... Por fim, é fundamental que os fabricantes contratados respeitem as marcas parceiras.
- Precisa também certificar se utilizam matérias-prima adequadas e processos seguros. Problemas nesse sentido também podem interferir na reputação da marca.
Agora você já sabe o que é o Private Label, como funciona e entendeu as vantagens e desvantagens dessa alternativa. Nos procure.